domingo, 8 de fevereiro de 2015

Reino das vozes que não se calam | Carolina Munhóz e Sophia Abrahão

Sempre fui doida para ler um livro da Carolina e confesso que entre todos, o Reino das vozes foi o que menos me chamou atenção. Ganhei ele de aniversário da Sofia do Li mais um com uma dedicatória cômica.
A capa do livro é simplesmente encantadora, Sophia veste roupas que as pessoas do Reino usam, mesmo que eu não acredite que Sophie seja parecida com a escritora, a capa ficou bonita e mágica.
Sophie é uma garota do colegial um tanto mais magra do que o normal, que veste roupas mais dark e não gosta muito de pessoas, logo a menina é taxada como aberração, anoréxica, antissocial. Ana é a garota mais popular da turma e, por ironia do mundo, melhor amiga de Sophie. Ana sempre tenta enturmar a amiga com seu grupo, fazer as pessoas gostarem dela e levar Sophie em festas, mas nada nunca dá certo.
Em uma noite Sophie chega em casa detonada após uma humilhação daquelas em uma festa e é aí que as coisas ficam estranhas. Sophie, a garota excluída e alvo de piadinhas de mal gosto, se vê em um conto de fadas. Um reino sem nome onde os Tirus, os povos, estavam há anos procurando sua princesa. Sophie.

“Desde a primeira vez que as vira, sabia que ela era como um passarinho com asas quebradas.
Não queria consertá-las.
Mas gostaria de tentar encorajá-la a se curar e voar.”
O Reino das Vozes que Não se Calam, como Sophie passou a chama-lo, era um mundo mágico colorido e alegre, totalmente diferente do lugar onde a garota vivia. O Tirus eram um povo feliz, sempre sorrindo e usando roupas de cores diferentes e, acima de tudo, eles amavam Sophie. Pela primeira vez, a menina se sentiu amada, sentiu que pertencia a um lugar. Mas será que ela consegue abandonar seus pais para viver no Reino? Deixar sua vida?
Em meio a essa guerra pessoal, Sophie conhece Léo, um novato descolado que tem uma banda de rock e parece ser a versão masculina de Sophie, a única diferença é que todos amam o garoto. E tem Mônica, a amiga de Léo muitas vezes alvos de piadas por conta dos seus quilos a mais. É impossível você não se apaixonar por esses dois ou identifica-los com seus amigos.

A cada visita ao Reino Sophie quer mais viver naquele lugar encantado. A adolescente também não consegue entender porque Léo, que atraia a atenção de todas as meninas da escola, tentava se aproximar logo dela. Por que agora que ela encontrara seu lugar o mundo resolveu ser legal com ela?


Bullying, depressão, paixão e amizade são temas de foco da histórias. Bullying é algo que vemos todos os dias, todos já sofreram e já praticaram mesmo sem perceber. Uma simples piada insensível obre cor, opção sexual, o físico da pessoa, é visto de modos diferentes. Sophia e Carolina souberam retratar essa parte da adolescência de um modo tão real que Sophie pode ser confundida facilmente com a esquisitona da sua sala.
Já leu o livro? O que achou? Converse comigo e diga se acha que o Reino é real ou fruto da imaginação de Sophie.
Mariana quer um universo paralelo onde ela é princesa.

4 comentários:

  1. Eu tinha visto a resenha em outro Blog, e já havia me interessado, com o seu, AGORA quero muito para leitura!!!
    Principalmente o fato de que colocou sobre depressão e bullying!!

    Parabéns pela resenha!!!

    Viviana


    www.devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. A resenha está ótima! Com certeza está na minha lista de livros para ler!

    Dá uma passada no Blog Não Leia!
    Beijos
    www.naoleia.com

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha :))
    E, eu te indiquei pra responder a Tag Liebster Award!! Espero que goste da tag e responda ela também!!
    Acesse e confira o post da tag: Tag Liebster Award
    Tô esperando pra ver quais vão ser suas respostas :)

    Abraço!
    Literariando Por Aí...

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito, pretendo ler depois :)
    http://www.litera-geek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir