sábado, 2 de agosto de 2014

[CINEMA] We are Groot | Sobre Guardiões da Gláxia

Ontem (31/07) estreou o novo filme da Marvel, inspirado do HQ "Guardians of the galaxy". O longa faz parte da segunda fase cinematográfica da Marvel, conhecida como Fase 2: A Estrada para os próximos Vingadores.



O FILME
O filme começa quando Peter Quill (Chris Pratt) perde a mãe. Antes da mulher morrer, ela diz algo sobre o menino ficar com o avô até o pai dele voltar para o buscar. Naquela mesma noite o garoto é ABDUZIDO. Sim, gente, abduzido, com todas as letras, eu fiquei apaixonada com essa cena.
Passam se 20 anos e o Peter faz parte de uma 'gangue' de saqueadores alienígenas. Uma vez que resolve dar um golpe no líder da mesma, acaba caindo em uma grande enrascada. Agora o saqueador tem que recuperar a Obre, uma joia com poder de destruir qualquer coisa, das mãos de Ronan (Lee Peace), um Kree que tem como objetivo de vida acabar com Xandar, o planeta onde se passa a história.
Obviamente o Senhor das Estrelas não embarca nessa sozinho.
Gamora (Zoe Saldana)  é uma órfã alienígena que foi criada pelo misterioso Thanos (Josh Brolin) para se tornar a arma/assassina perfeita. Tinha uma reputação impecável até decidir se redimir pelos crimes passados e entrar no time dos bonzinhos. Drax (Dave Bautista) é um alienígena super bombado, um brutamonte. Acredita que não poderá descansar até vingar a morte da esposa e da filha, assassinadas por Ronan. Groot (Vin Diesel), uma árvore humanoide super foda que possui diversas habilidades em batalha, é caçador de recompensas junto com seu parceiro, Rocket (Bradley Cooper), um guaxinim falante geneticamente alterado e ciberneticamente reforçado. Como um resultado de uma experiência biológica traumática, Rocket é um verdadeiro gênio mecânico e perfeito atirador. Juntos, montam um plano para entregar a Obre para a Nova Prime (Gleen Close) e, assim, salvar Xandar.


PRODUÇÃO
A primeira vez em que o filme foi mencionado foi em San Diego, na Comic Con 2010. O preseidente da Marvel Studios, Kevin Feige, falou de Guardiões da Galáxia como um possível futuro filme em uma entrevista:  "Tenho recentemente renovado os quadrinhos de uma forma divertida". Na edição da Entertainment Weekly em setembro de 2011, Feige concluiu esse comentário, dizendo: "Há uma oportunidade de fazer um grande filme épico espacial, no lado cósmico do Universo Marvel." No ano seguinte, a empresa solicitou a marca Guardiões da Galáxia, cobrindo diversos produtos, de brinquedos á maquiagem.
O roteiro foi escrito por Chris McCoy e dirigido por James Gunn.



FILMAGEM (maquiagem, efeitos, partes interessantes)
O filme tem um guaxinim de uma árvore, o que você espera? Kevin Feige havia dito, antes das filmagens que tanto Rocket Raccoon quanto Groot seriam criados a partir de uma combinação de CGI e captura de movimentos, dizendo: "Você não pode fazer captura de movimento com um guaxinim. Ele não deixará você colocá-lo em um terno ... há dúvida se os atores de captura irão conseguir o que James Gunn quer. Ele deixou claro que quer levar comportamento e o desempenho aos personagens."
Vale a pena lembrar que mais de 95% das cenas passam no espaço, a equipe de edição deve ter trabalhado duro por isso e pelos efeitos especiais impressionantes. Outro ponto forte que me deixou encabulada a sessão toda foi a maquiagem de Gamora. Saldana disse que não iria interpretar a personagem por captura de movimento, e sim, com maquiagem e prótese. Afinal, a pele da personagem é verde e, se o filme seguisse o figurino dos quadrinhos, o que ela mais mostra é pele.


TRILHA SONORA
Guardiões da Galáxia deve grande parte de seu sucesso à trilha sonora. Escolhida a dedo pelo diretor, a seleção musical do filme é uma homenagem ao hits pop dos anos 70. Além disso, elas tem um certo significado sentimental; essas são as faixas que a mãe do protagonista escutava quando jovem. Usa a nostalgia (tudo é tocado por um walkman) sem parecer forçada ou sem noção.


EU
ALERTA LEGAL: ESSE TÓPICO PODE CONTER SPOILER, ENTÃO SE VOCÊ AINDA NÃO ASSISTIU O FILME, CAI FORA.

Finalmente chegou na minha parte preferida, minha opinião sobre tudo isso. Meus ingressos haviam sido comprados horas antes da sessão, por medo de esgotarem rápido, algo que realmente aconteceu. Uma fila enorme foi formada e não podia esconder minha ansiedade, havia visto os trailers trilhões de vezes e me segurando para não ler o HQ antes do filme e começar a reclamar dentro do cinema como sempre faço.
Como uma boa cinéfila, fiquei encantada com a superprodução. Os efeitos especiais, maquiagem, figurino e a tecnologia usada me pegaram de jeito. O fato de praticamente toda a estória se passar no espaço fez com que meu primeiro pensamento fosse que a gráfica ia ser um lixo, acontece que estamos falando sobre a Marvel, sobre James Gunn e um guaxinim falante.


O enredo foi extremamente envolvente, do tipo que não deixa que você desvie os olhos por um segundo, pois nesse meio tempo um tanto de coisa importante pode acontecer. A única coisa que me incomodou um pouco foi o humor excessivo. A Marvel tem toda aquela fama de ação com comédia, um cara de lata canastrão, uma agente direta, um martelo aloirado, mas achei que eles abusaram das piadas em Guardiões da Galáxia.


Confesso que uma minúscula lágrima escorreu do meu olho quando Groot morreu, outra quando a pequena árvore brotou. Quando o longa 'acabou' a sala continuou cheia, todos esperando a mesma coisa, e, na minha opinião de fangirl, o filme teve a pior cena pós crédito da história.
E o que você achou? Gostou? Esperava mais? Deixe sua opinião nos comentários. Ainda não assistiu? Tá fazendo o que aqui? Levanta essa bunda gorda e corra para primeira sessão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário