terça-feira, 5 de agosto de 2014

[POSTAGEM COLETIVA] O Diabo veste Prada | Lauren Weisberger

Antes de qualquer coisa, o que é uma postagem coletiva? Eu participo de um grupo de blogs no facebook onde vira e mexe a gente cria um tema, tag ou coisa diferente, para interagir. Dessa vez, a Renata do Décimo Andar sugeriu que fizéssemos essas 'postagens coletivas'. Elas funcionam da seguinte forma: foram formados grupos de 3 pessoas (3 blogs diferentes), cada grupo adotou uma adaptação cinematográfica (no nosso caso, O Diabo Veste Prada) e dividimos as funções entre nós. A Renata falou sobre a trilha sonora do filme, a Carol do Mutações Faiscantes da Porto falou sobre o longa em si e eu brilhei me encarreguei do livro.
A esquerda: capa original; a direita: capa o filme

Imagino que devo ter assistido ao filme com minha mãe ou minha irmã, muito tempo atrás. Não me lembro de praticamente nada e decidi que só o veria de novo depois de terminar a leitura, para a adaptação não influenciar em nada. E já começo falando: SEI QUE A ANNE HETHAWAY É MORELA E A ANDREA É LOIRA, VAMOS PARANDO POR AQUI QUE JÁ COMEÇOU COM SACANAGEM.



Uma recém formada está atrás de um emprego, cansada de dormir no sofá da melhor amiga, sem querer voltar para a casa dos pais. Ela tem um família boa, é inteligente, um namorado amoroso, tudo normal. Morno. Sem sal. Acontece que o seu emprego dos sonhos é escrever no The New Yorker, mas acaba indo trabalhar em uma revista de moda. Andrea Sachs nunca se interessara por roupas de griff, saber nome dos estilistas de seilaondequistão, nem ao menos sabia algo sobre sua nova chefe antes de ser contratada. O trabalho como assistente da editora mais influente do mundo parecia um mar de rosas, até Miranda Prestly voltar das férias e tornar a vida de sua noa secretária um inferno.
Miranda é do tipo de pessoa que quer tudo na mão na hora que quiser, que muda de plano rapidamente e que exige que você mude os seus e os do Papa para se encaixar nos dela. A convivência de Andrea com a mulher acaba transformando seu jeito de ser, seus planos, ideais, prioridades, provocando inúmeros problemas e discussões na vida água sem açúcar que a mulher tinha. E é aí que as coisas começam a melhorar. Melhorar para mim, leitora, quero dizer, porque para Andrea... tadinha.
A Andy do livro parece muito mais interessante, madura e cheia de personalidade do que a do filme. Posso falar o mesmo sobre seu namorado e sua melhor amiga. Miranda é muito mais diabólica e é simplesmente impossível não odiá-la com todas as forças de seu ser.
Sei que é errado dar spoiler sem avisar, mas, querido, se você começou a ler o livro, até achou legal e pá, mas não teve aquela vontade de prosseguir, não pare até chegar no final. E que final (suspiro). Fora o que eu disse a cima, que são os pontos importantes da leitura, o resto é tudo encheção de linguiça de Weisberger.


O livro em si em bem simples, a estória é morna, os personagens normais, é realmente um retrato do dia-a-dia de uma mulher moderna, tudo que poderia acontecer com qualquer pessoa. Não tem todo esse mimi de romance em geral, o livro é focado na vida social e profissional da mulher, claro que tem um romance aqui e acolá, mas esse não é, de modo algum, o centro de tudo. Na maioria  das vezes que me perguntaram que livro eu estava lendo, eu respondi, sem me dar conta do erro, "Um aí da Meg Cabot". Não me julguem, mas a escrita de Weisberger é de Cabot são extremamente parecidas, e como não costumo ler esse estilo de livro, Meg é minha única experiência não distópica ou sobrenatural.
Um coisa interessante de se saber é que a autora escreveu o livro se baseando na sua experiência de quando foi assistente de uma das minhas mulheres preferidas, Anna Wintour, editora chefe da Vougue norte americana, conhecida também como personificação do diabo vestindo prada.
Acho que é isso, espero que fique claro que o livro não é ruim, só não é maravilhoso. Não se esqueçam se acessar o blog das meninas (links no início da postagem) e ver o que elas acharam.

Título: O Diabo Veste Prada
Título original: The Devil Wears Prada
Autora: Lauren Weisberger
Editora: Record (Galera Record)
Gênero: Chick lit
Ano: 2003
Páginas: 413
Classificação: 3/5



3 comentários:

  1. Adorei a sua resenha do livro! Pra ser bem sincera, nunca o li, apenas vi o filme e gostei muito da atuação de Maryl (diva). Por mais que você diga que o livro seja morno, me parece uma boa leitura para antes de dormir - apesar de retratar a realidade de muitos, que é lidar com o abuso de poder, e isso não é nada legal hahaha. Pelo menos esse assunto é abordado de maneira leve. Como você mesma disse, o estilo é bem semelhante ao de Meg Cabot.
    Parabéns pelo post <3
    www.ouviporai.com

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro esse tipo de estória leve, divertidinha e com uma linha de acontecimentos do dia a dia, adoro rotinas. E sério, preciso muito ler esse livro, porque já cansei de desgraças nas minhas fantasia/distopias. Post muita legal Mariana!!! Acho que vou encomendar o livro agora...
    XOXO² ^^ KKKKKKKK

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro o filme, mas nunca tinha parado para ler o livro! Realmente acho que essa história no livro não deve ser tão interessante como a do livro até porque "aloww Meryl Streep" hahahahahaha
    Ótima resenha, Mariana!! ^^ Vamos fazer outros posts coletivos como esse o/

    ResponderExcluir