terça-feira, 17 de junho de 2014

Projeto Literariamente Falando

Se você não esteve em coma durante o último mês, percebeu uma certa agitação nas redes sociais entre eu (Mare) e a gurias do blog Intoxicados por Livros.


O motivo de todo o alvoroço é um projeto que criamos em nossa cidade. O Literariamente Falando surgiu durante uma conversa inútil no intervalo da escola, era época do lançamento de Divergente Movie/Convergente e o país inteiro estava fazendo eventos para leitores, menos, obviamente a roça fim de mundo cidade onde moramos. A Joy propôs que organizássemos um, porém conhecíamos no máximo 5 pessoas que tinham lido a trilogia e sabíamos que não daria ninguém lá. O tempo foi passando e a ideia voltou várias vezes nas nossas conversas, até que decidimos montar o Literariamente Falando, projeto que visa, por meio de eventos e reuniões criativas, estimular a leitura entre os jovens.
Começamos do zero, como estudamos em salas diferentes e nossos horários livres nunca batem, fazíamos reuniões na biblioteca da escola para bolar o que faríamos em cada momento do evento, os temas que iriamos abordar e como conseguiríamos divulgar. Nossa maior preocupação, claro, foi o dinheiro. Não podíamos alugar um local, comprar brindes pras pessoas já que somos estudantes pobres e não queríamos cobrar nada delas. Logo nas primeiras semanas a coisa foi rendendo.
O projeto já tem diversos parceiros, como comércios locais, escritores brasileiros e editoras. Nossa intenção é realizar o primeiro evento dia 22 de novembro, na Biblioteca Municipal Professor Paulo Zappi, durante a tarde. Pensamos muito na data, levando em conta as provas de fim de ano e o ENEM. Como será o primeiro encontro, vamos falar sobre diversas sagas famosas e mais conhecidas, livros brasileiros, trilogias, romances, ficção, suspense e entre outros. Pretendemos abraçar leitores de todos os gêneros e levá-los a conhecer outros.


As atividades ainda estão sendo boladas, serão jogos de perguntas, sorteios, concursos e debates sobre certos livros. Há mais explicações na matéria que o jornal Diário do Rio Doce fez sobre nós sim, esse texto todo foi só pra vocês me verem no jornal. A edição de domingo trouxe uma entrevista que demos falando sobre a iniciativa eu com uma cara roxa parecendo que fui espancada.



O Abduzidos por Palavras e o Intoxicados por Livros convida você para nosso primeiro encontro, se você mora em Governador Valadares ou em cidades próximas, contamos com sua presença!





2 comentários:

  1. Olá Mari, achei bacana o projeto e fico feliz por ele ter sido bem recebido na comunidade de vocês.
    Espero que seja um sucesso o evento.

    Beijos
    Fê - Leitora Incomum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Fê, acabei de voltar de viagem e vi um comentário seu! Não poderia estar mais contente. Admiro muito o seu trabalho e sou fãzona do Leitora Incomum. Aqui estamos todos de dedos cruzados e a todo vapor fazendo todo o possível para ele ser maravilhoso.
      Obrigada pelo apoio!
      Mare

      Excluir