quinta-feira, 10 de julho de 2014

Senhor da Luz - A Saga de Datahriun #1 | Graciele Ruiz

No início do mês a autora Graciele Ruiz foi entrevistada pelo app. A moça é uma flor de pessoa, muito simpática e não brigou comigo (ou me ignorou com geral faz) quando terminei o livro e fui encher o saco dela no twitter.


Essa resenha vai ser um pouquinho diferente. A Graciele é uma escritora parceira, então todos do blog leram o livro. Esse vlog tem a participação especial da Joy, blogueira do Intoxicados por Livro. Sim, sim, é um encontro de titãs. Tudo isso para falarmos um pouco sobre o primeiro volume da Saga de Datahrium, O Senhor da Luz.


Datahrium é um planeta pouco menor que a Terra, é dividido em clãs e reinos que funcionam no sistema da monarquia, cada um é dominante de um poder diferente. Lícia é uma garota do clã  de Kan, ela é ruiva e possuiu asas da mesma cor, além de conseguir dominar o vento, é ótima no arco e flecha. A aventura começa quando o avô de Lícia, já de idade e doente, falece. Antes de deixar a neta sozinha, ele pede que ela realize seu único desejo: encontrar os outros guardiões das chaves para que, juntos, possam salvar Datahriun.


Muitos caçam as chaves durante a vida toda, outros não acreditam na lenda da caixa de ouro. Ninguém sabe ao certo o que tem na caixa, só que é um poder tão grande que pode trazer de volta aquilo que se perdeu. Ela seria a única salvação do mundo que esta se destruindo. Selaizan, o mago mais poderoso da história, também conhecido como Senhor da Luz, foi assassinado e no seu último suspiro enviou as chaves para lugares diferentes de Datahriun. Cada uma foi recebida por uma pessoa de bom coração de clãs diferentes. Na hora certa os guardiões se encontrariam e conseguiriam abrir a caixa que cada vez brilha menos.


Lícia acredita que se conseguir encontrar os outros guardiões, poderá trazer seu avô de volta a vida. A menina parte a procura das outras chaves e enfrenta diversas dificuldades, entra em várias batalhas e faz amizades e inimigos ao decorrer do caminho. Embora ela tenha uma grande facilidade em achar os outros guardiões, também tem facilidade em esbarrar no Espirito Renegado (homens que 'vendem' suas almas para algum deus, geralmente a mesma, para ter algo que desejam muito) que está a procura do mesmo tesouro que ela para entregar para sua adorada deusa, a maléfica Trayena.

"Jurhrmaki, deus da justiça e da proteção, recebe mais orações gradativamente. Cynara, a deusa do amor e da fertilidade, foi praticamente esquecida. Trayena, a deusa da morte e da guerra, nunca esteve tão satisfeita." (página 10)
A primeira guardiã que a protagonista encontra é Nahya, uma dominadora de fogo do clã de Aknus. Nahya teve um passado triste e trágico, logo se junta a protagonista na segunda etapa da aventura. O universo criado por Graciele é totalmente abduzente e fascinante. Cheio de magia, asas, fadas, dragões e fênix.


O livro é muito bem escrito e todo mundo sabe que quando é pra falar de ortografia e concordância e romance eu pego pesado e não minto. O livro te dá muita informação e, diferente da maioria dos contos que leio, a autora soube dividir as explicações pela estória toda, de modo que não ficava enjoativa nem cansativa a leitura. Quanto aos nomes dos lugares e de certos personagens, tive a impressão que a Graciele apertou letras aleatoriamente no teclado e TCHAN BRINCADEIRINHA MAREANA. O livro é maravilhoso, contagiante, a ideia de soltar ele até pra almoçar foi torturante. Acabei o livro sofrendo e querendo continuação, o único porém foi o terceiro guardião, Eriel, ter aparecido só no final (quem leu sabe que ele não apareceu no final, mas é quando ele tem mais participação) e o romance ter sido empurrado e empurrado.
Assista o vídeo resenha do vlog com mais detalhes e possivelmente spoilers:


Assista o booktrailer:



Onde comprar o livro:
Saraiva
Ponto Frio
Cultura
Submarino
Cia dos Livros


Nenhum comentário:

Postar um comentário