segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Quem é você, Alasca? - John Green

Oi gente!
Hoje eu vou resenhar o livro Quem é você, Alasca? (Looking for Alaska) do tão prestigiado, John Green. Ok, falamos em Sr. John Green todo mundo já pensa em A Culpa É Das Estrelas, porque sem um pingo de dúvida é o livro de maior sucesso do dito cujo e é digamos assim, o novo Harry Potter. Esse livro se espalhou como vento, e é realmente um livro absolutamente fantástico e inovador, porque? Eu tenho essa resposta. Green, não está naquele meio futurístico enquadrado por criaturas sobrenaturais, naves espaciais e aquela pessoa que pode salvar o mundo pois tem um tal poder especial, mas que fica dividida entre aquele triangulo amoroso que todo mundo já espera por. Este escritor tem uma forma de literatura que eu chamo de Escrita Inteligente; ele constrói um personagem totalmente vulnerável que está descobrindo o mundo e as pessoas que estão em sua volta, montando uma história fascinante imersa no universo adolescente, com todas as suas dúvidas e descobertas. Como já disse a Duda, do DDD, John Green tem sua forma nerd de escrever, porque ele mesmo é um pouco nerd, e principalmente este livro (Quem é você, Alasca?) ele coloca no personagem uma mania dele mesmo, o que acontece com a Paula Pimenta (Fazendo Meu Filme) e a Bruna Vieira (Depois Dos Quinze), o que torna, inevitavelmente o livro um pouco autobiográfico.

c a r a c t e r i z a ç ã
nome: Quem é você, Alasca?
autor: John Green
editora: wmf
número de páginas: 228
caracterização: 5/5
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quem é você, Alasca? é o primeiro romance do John Green que teve a estréia em 2010 com seu titulo original Looking For Alaska, em tradução literal, procurando por Alasca.
 O livro conta a história de Miles Halter, um adolescente de 16 anos filho único que mora com os pais. Miles é um garoto solitário que não tem muitos amigos, porém, uma mania interessante, tem uma coleção mental de últimas palavras, ele coleciona as últimas palavras que pessoas importantes disseram antes de morrer. Bom, á procura do que o garoto diz ser O Grande Talvez, Miles vai para um colégio interno no Alabama, chamado Culver Creek.
*O que eu achei muito interessante na obra, é que o livro gira em torno de um grande acontecimento, e os capitulos são narrados como: (exemplo) cento e trinta e seis dias antes, e após o grande acontecimento vai narrando como 56 dias depois, etc...
Seu novo companheiro de quarto, Chip sobrenomequeminhamemóriafalhanãomepermitelembrar , concede a Miles seu passe para a sociedade do colégio interno. Neste momento, de Miles Halter o garoto passa para Gordo (trocadilho irônico de seu corpo magro e flácido.), e o apelido de Chip é Coronel. Assim, Gordo conhece Alasca Young, a garota mais legal e maluca do Colégio interno.
Como há de ser, Gordo se apaixona por Alasca, e pelo seu jeito cativante, ao mesmo tempo enigmático, imprevisível e brilhantemente sombrio. Porém a menina diz gostar de seu namorado, Jake, que vive pra lá e pra cá sansando na história...
Me sinto no dever de parabenizar Green, porque todos os personagens do livro foram muito bem construídos, bem, admito que a leitura é um pouco difícil de assimilar porque é recheada de metáforas e bem, não sei se é um livro que eu indicaria para uma pessoa que acaba de embarcar na paixão pela leitura.
  Agora um aviso pra você, que quer ler Quem é Você, Alasca:

JOHN GREEN TEM A HABILIDADE DE PISAR 
NO EMOCIONAL DE QUALQUER
PESSOA QUE CHEGA
AO FINAL DO
LIVRO.

Eu não vou contar o que acontece no final porque se não vai perder a graça, e eu tenho uma campanha rígida com spoilers. E eu quero discutir um pouco mais sobre Alasca Young com vocês, porque esta foi uma personagem que me intrigou do inicio ao fim da narrativa:
Inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, Alasca tem uma fileira de livros em seu quarto, o que ela nomeia de biblioteca da sua vida. Consiste em vários livros que ela ainda não leu, mas promete que irá ler um dia. Ela é uma garota que Avril Lavigne iria chamar de Crazy Bitch, no verso da música smile:
"You know that i'm a crazy bitch, i do what i want when i feel like it." - espero que esteja certo hihi 
Ela é realmente surpreendente, ninguém sabe quase nada sobre ela, e mesmo tendo namorado, Alasca flerta com Miles em várias cenas do livro, ao menos quando ela está bêbada (o que é muito decorrente).
Quando finalmente, durante um jogo de Verdade ou Consequência, Miles e Alasca se beijam, acontece uma coisa que quem leu o livro sabe o que é, que muda a história completamente e me faz encontrar o propósito da narrativa. 
Estonteantemente, John Green nos mostra o impacto que uma vida tem sobre a outra, e que, talvez Rápida e Diretamente não seja a única maneira de sair deste labirinto.  
Encerro esta resenha com minha passagem preferida do livro, e o link para uma resenha em video desse livro que eu achei bem legal, do canal Tinny Little Things: https://www.youtube.com/watch?v=IOF7DBbF_8I
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

" se ao menos conseguíssemos enxergar a infinita cadeia de consequências que resulta das nossas pequenas decisões. mas só percebemos tarde de mais. quando perceber é inútil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário