quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

TAG: Oscar Literário

Olááááá! 

Hoje eu estava visitando o blog do Allison e vi uma tag muito legal que ele respondeu, eu sei que eu não fui tagueada nem nada, porém eu gostei bastante dela. Como estamos em clima de premiação (pra quem não sabe, hoje ás 00:00 na Warner Chanel vai passar o Peaples Choice Awards) eu pensei que não há dia melhor para responder essa tag, que eu achei bem descontraída e interessante.
  O criador da tag é o Leandro Alves do canal Palavras de um Leitor e ela consiste em responder dez perguntas como se fossem categorias de um Oscar de verdade. As perguntas são:
foto retirada do blog do Allison

1. Melhor livro do ano;
2. Melhor autor do ano;
3. Melhor protagonista masculino;
4. Melhor protagonista feminino;
5. Melhor personagem coadjuvante masculino;
6. Melhor personagem coadjuvante feminino;
7. Melhor arte da capa;
8.Melhor mundo/ambiente criado;
9. Melhor título do ano
  
10. Melhor final de livro;

1. Eu li muitos livros ao decorrer deste ano, e todos me encantaram de tal forma, então é bem difícil escolher apenas um para ser premiado. Porém, como eu preciso escolher um, se não eu vou ficar me condenando o resto da vida, eu vou premiar como Melhor Livro do Ano: (Que rufem os tambores) DIVERGENTE, da Veronica Roth. Eu já fiz resenha dele aqui no blog, e para este ano eu vou nomeá-lo como Melhor Livro porque... Porque é Divergente! Se você ainda não o leu, LEIA, e se fica tão encantado como eu fiquei.

2. Melhor Autor. Eu não preciso nem pensar duas antes de nomear a minha querida, fofa, linda e super simpática Paula Pimenta como autora revelação Nacional e Internacional de livros cor-de-rosa! Para quem não sabe, a Paula é uma escritora/poetisa/colunista/cantora/compositora/jornalista mineira, daqui de BH, que escreveu as séries Fazendo Meu Filme, Minha Vida fora de Série, o livro de poemas Confissão e o de Crônicas Apaixonada Por Palavras,além do Livro das Princesas com co-autoria de Meg Cabot, Lauren Kate e Patricia Barboza.

3. Melhor protagonista Masculino! meu tema preferido, difícil, muito difícil... Até porque, acho, que vocês perceberam que em toda a resenha de livro que eu faço aqui eu digo que estou apaixonada pelo mocinho e/ou pelo casal principal. Mas vejamos, como eu tenho 1001 personagens preferidos para escolher por diversas razões, unanimemente vou escolher um que tirou meu fôlego tanto pelo sua sensualidade extreme, quanto de tristeza. E o dito cujo é... Augustus Waters! O mocinho do livro A Culpa é das Estrelas - Sr. John Green. Eu acho o personagem muito parecido com a Alasca Young (Quem é Você, Alasca? Também do John Green.) pois é enigmático, totalmente sensual, inteligente, decidido e oh... MUITO atraente.

4. Melhor protagonista feminino! (imaginem um sorriso cafageste do tamanho do mundo na minha cara agora.) bem, eu tenho uma mania ridícula de não curtir muito as personagens principais de livros, poréeem, essa é uma menina/mulher corajosa e brava. Calculista, brilhantemente fria. Estampa a trilogia de Suzanne Collins, uma personagem impecavelmente trabalhada na impulsividade. Perdeu tudo o que mais importava, mas graças a ela, uma nova era começava. Katniss Everdeen, The Girl On Fire! (incorporei Caesar legal aqui) é a minha escolhida para melhor protagonista feminino porque, ela é ela! E porque Jogos Vorazes é épico, enfim...

5. Para Melhor personagem coadjuvante masculino eu escolho o Grover da série Percy Jackson e os Olimpianos, porque ele é cômico, companheiro legal e eu gosto muito dele :)

6. Para personagem coadjuvante feminino eu vou escolher uma menina, ou melhor, uma princesa, que é muito gentil, fofa, meiga, linda, fiel e companheira que me encantou muito no livro A Seleção, e eu gosto muito dela porque ela me lembra minhas amigas! <3 então palmas para Marlee Tames, personagem criada pela Kiera Cass e vencedora desta categoria.

7. Admito que as capas que me chamam atenção, são justamente ás que contém detalhes espalhados e coisas enigmáticas, eu fico morrendo de curiosidade e acabo comprando por impulso. Então para essa categoria eu vou premiar o livro Contos & Recontos, um distopia que eu participei (não tentem comprar, meu texto ficou uma bela porcaria.) e a capa ficou um amorzinho! Então esse é meu vencedor.

8. Melhor mundo/ambiente criado. Tem um motivo para eu não premiar as facções/distritos/castas porqueeee elas tem praticamente as mesmas configurações! e eu acho que já está ficando meio repetitivo então eu vou nomear vencedor o espaço que o Antoine de Saint-Exupéry criou em O pequeno príncipe  porque esse livro em modo geral é uma gracinha!

9. Não tem livro mais digno de ganhar a categoria Título do Ano do que O Teorema Katherine, simplesmente porque o livro é muito foda, muito bem escrito e todos os personagens como sempre são muito bem elaborados. E o livro é bem cômico também!

10. Finalmente nossa última categoria! êeêeêeeê...Beeeeeeeeem, final de livros. Me fazendo chorar since 1983 akjgytrscxr, mas enfim. Mas sem dúvida nenhuma o prêmio de autor que elabora os melhores fins-de-livros é para o Lorde John Green, e sem mais delongas, o livro que eu premeio para esta categoria é o Quem é você, Alasca? Porque... Bem, tudo no livro foi absolutamente fantástico e eu não esperava mais do que isso do Green, mas ele com certeza se superou com o final do QEVA e me deixou perplexa com tantas percepções que eu pude constatar do livro.

Bem, é isso pessoal! Se vocês tiverem tags legais e quiserem compartilhar comigo, eu vou ficar super satisfeita, porque eu descobri que eu também adoro responder tags!!

Beijos de mel ♥


2 comentários:

  1. Muito legal essa tag, adorei suas escolhas.

    Tá rolando um sorteio de um livro lá no blog. Clica aqui para conferir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Paula! Fico muito feliz de você ter gostado do post! Vou dar uma olhada, muito obrigada. Beijos!

      Excluir