terça-feira, 8 de julho de 2014

Cidade dos Ossos - The Mortal Instruments #1 | Cassandra Clare

[resenha repostada e escrita originalmente no antigo blog]
Sendo City of Bones o título original, Clare nos apresenta uma mistura de vários mundos. Confesso que no inicio achei isso meio estranho, o fato dela ter pego um pouco de cada série, talvez, já que vemos vampiros e lobisomens, bruxos e fadas, caçadores de sombras e downwolder. Mas ao correr da estória eu percebi que a escritora quis sim reunir todos esses mundos, mas com o objetivo de criar um novo, ainda mais encantador e absorvente do que os outros.


A adaptação cinematográfica do primeiro volume da série Instrumentos mortais, estreou em agosto do ano passado, sexta-feira (23/08/13), e, obviamente, eu não pude perder, certo? Confesso que não sou nada fã dos filmes inspirados em meus livros preferidos, pois acabo me decepcionando, por já ter criado todo um filme em minha cabeça. Mas tenho que parabenizar muita os diretores e roteiristas desse filme, mesmo não concordando com certas escolhas de atores PI PI ALERTA DE INDIRETA PARA JAMIE CAMPBELL, o roteiro seguiu o mais fielmente possível o livro, me deixando muito realizada.


Para início de conversa, todos sabem do que são nefilins? Meio anjos, meio humanos. Os caçadores de sombras são chamados também de 'filhos de nefilins', humanos que receberam uma certa quantia do sangue celestial e usam esses poderes para proteger o mundo dos humanos do mundo dos demônios. A historia se passa em New York, para onde Jocelyn, uma antiga caçadora de sombras, fugiu ainda grávida. Ela partiu quando, em grande evento em Idris (o país que os mundanos não enxergam, onde tudo de inexplicável vive), um grupo liderado por seu marido, criou um plano que resultou em diversas mortes. Ela encontrou sua casa ás cinzas com ossadas de seus pais, a de seu filho e de seu marido imbecil, covarde, egocêntrico, asqueroso #%&@#%$#.


A vida de Clary, filha de Jocelyn, se transforma completamente quando o feitiço de bloqueio mental, que não permite que ela enxergue o mundo como ele realmente é (cheio de demônios e outro moradores do submundo) perde o efeito, e, chegando a data de visitar o Alto Bruxo do Brooklyn (só eu que sempre rio disso?), sua mãe desaparece. A garota então se encontra em uma dimensão diferente, cheia de magia e ganâncias.
Antes do sumiço da mãe, Clary começa a desenhar diversas vezes um símbolo estranho. Ela vê o mesmo desenho na entrada de uma boate e convence seu melhor amigo a entrar com ela. Clary acaba por presenciar um assassinato dentro do local, mas, aparentemente, ela foi a única que o viu. Era como se os demais não enxergassem os 'assassinos'.


Jace é o caçador de sombras mais narcisista e mais poderoso da sua geração se enche de curiosidade querendo saber o por quê de uma mundana ter o enxergado. Movido por seus atos irresponsáveis, ele vai atrás dela para descobrir o que, de verdade, ela é. Isso os leva para uma grande aventura e a volta de Valentine, o chefe do ciclo que tinha como objetivo 'melhorar' os caçadores de sombra misturando o sangue do anjo com sangue demoníaco.
Sou suspeita pra falar, levando em consideração o meu vício em fantasia e ficção, mas o amor proibido da Fray com o Jace, os sentimentos do Alec e o estraga-clima/coração partido/mundano também conhecido como Simon, me pegaram de jeito e só me deixaram dormir quando já tinha decorado cada fala dos mesmos e pesquisados sobre todas as runas.
Cassandra Clare é iraniana e atualmente vive nos Estados Unidos, virá ao Brasil pela primeira vez no primeiro final de semana da Bienal de SP. Quem vai?


Autor: Cassandra Clare

Editora: Galera Record 
Páginas: 462
Gênero: Ficção/Aventura/Romance
Classificação: 4/5 



6 comentários:

  1. Muito bom ^^ gostei
    tbm fiz uma post sobre o livro, venha ver
    abraços
    http://diariossolitario.blogspot.com.br/2014/04/resenha-cidade-dos-ossos.html

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu post. Eu adorei tanto o livro quanto o filme. Apesar de suas diferenças, achei ambos incríveis!

    Jace e Clary!!! <3

    Beijos!

    http://jessicadventuretime.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, obrigada! Amo muito o livro e gostei bastante do filme, o que é muito raro. Eles são um dos casais literários mais amáveis.

      Excluir
  3. Oi Mare, adorei seu blog, assim como vc , eu estou tentando uma parceria com o grupo autêntica, ja estou participando de seu blog, se vc puder dar uma passadinha no meu e participar também, ficarei muito feliz.
    www.moradadolivro.blogspot.com
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir