terça-feira, 26 de novembro de 2013

A Seleção (Kiera Cass)


 Nome: A Seleção
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte (Companhia das letras)
Páginas: 368
Classificações: 5/5












Com certeza você já se imaginou dentro de um conto de fadas, não é mesmo? Bom, pelo menos eu ainda sonho em encontra o príncipe encantado e achar minha fada madrinha... mas e esse "Castelo Encantado" da realidade? É, realmente aquilo não era bem um conto de fadas e America não queria viver assim, ela só queria ser ela mesma, queria ser feliz sendo uma Cinco, mas mais do que tudo, ela queria assumir contar para o mundo todo que a razão da sua felicidade era um Seis...

     "Não queria ser da realeza.
      Não queria ser Um.
      Não queria nem tentar"


O livro é sobre uma distopia pós apocalítica onde a sociedade é dividida em castas. Os Um são a realeza. Os Dois são os mais ricos depois da família real. Os Três um pouco menos, em geral são professores. Os Quatro não me lembro ao certo a área. Os Cinco são artistas, de pintores á cantores como a principal. Os Seis, os serviçais. Chegando ao Sete e ao Oito, aqui chamados 'mendigos'.
Depois de seus irmãos mais velhos saírem de casa, America teve que assumir a responsabilidade, contava e tocava com a mãe em tudo que eram chamadas, dava o melhor de si, tentava sempre ser boa o suficiente para manter sua família, até porque, Cincos podem não passar tanta dificuldade, mas estava no limite. 


Mas claro que a chegada da carta sobre a Seleção mudaria MUITA coisa. A mãe da garota sempre dizia que suas filhas mereciam algo melhor, tipo Konna, a irmã mais velha de Meri que esta casada e gravida de um 4. Mas digamos que a ruiva não ligava nada para castas, considerando que sua grande paixão era de uma inferior, e obviamente sua mãe não aprovaria nada aquela relação...
Depois de muita chantagem a garota resolve se inscrever, tendo certeza que seu nome não chegaria a ser nem anunciado no Jornal Oficial de Iléa, muito menos que chegaria á Elite, mas mantendo a linha de Conto de Fada, já é meio claro que a protagonista sempre será a primeira, mesmo talvez não esperando, e ela sempre ficará com o mochinho. Bom, isso é o que dizem quando se sabem quem é o real mochinho. Será Aspen? O cara que ela tanto amou e namorou escondido durante 2 anos? Ou Maxon, o príncipe completamente apaixonado por ela? É, eu como escritora não posso interferir na opinião de vocês, mas como leitora... TEAM MAXON.


Outra coisa que me conquistou muito nesse livro foi o jeito que a Cass fala, ela escreve num diálogo que parece que estou falando com uma amiga ou ouvindo algum caso. Não cansei em momento algum e me senti totalmente dependente do livro sem conseguir desgrudar dele, precisava leva-lo a todos os lugares mesmo que não conseguisse ler.
Resolvi deixar o A Elite para uma vídeo resenha, que tal?

XOXO

Nenhum comentário:

Postar um comentário