segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Sábado à Noite (Babi Dewet)



Oi, gente!
Essa é a minha primeira resenha no blog de um livro que eu recentemente. Como ainda estou pegando o jeito de resenhar, pois não sou muito boa, vou fazer este post em três partes: Aspectos Positivos, Aspectos Negativos e Sobre a História. 

Aspectos Positivos - 
Sábado a noite é uma narrativa fácil, sem complicações e bem levinha. Li ele em três dias consecutivos, não só pela leitura de fácil compreensão, mas porque o livro é um daqueles que te prende dentro de casa em um dia ensolarado com intuito engoli-lo até a ultima letra! A história é muito legal, mas confesso que teve momentos que eu achei um pouco clichê. Mas eu completamente me apaixonei pelo casal principal! Daniel e Amanda são um dos casais mais fofos que eu já li em todos os meus 12 anos de vida. Eles são surpreendentes, não são aqueles namoradinhos água com açúcar, afirmo com toda a certeza que dei altas gargalhadas com os dois que além de namorados, são totalmente amigos. Os dois, tanto o Danny, quanto a Mandy, acolhem uma insegurança radical que os fazem únicos e totalmente inesperados. Me diverti muito acompanhando a trajetória deles! Outro aspecto positivo do livro é a linguajem que a Babi emprega; muito atual, e jovem! Faz você se deliciar ainda mais na leitura, e viajar com ela em um mundo mágico e adolescente, em que você pode escolher entre dançar e requebrar aos sábados a noite ao som dos garotos do Scotty, viver intensamente ao lado dos Marotos ou curtir de montão com o grupo de Amanda e suas amigas. 

Aspectos Negativos- 
Além da linguajem do livro ser bem atual, percebi alguma deslizes contraditórios. Por um momento você pensa que é capaz de encontrar a turma de personagens em uma sorveteria, e no outro seguinte se pergunta se são mesmo adolescentes reais. Outra coisa que eu achei meio tosca foi que os jogadores de basquete da escola, parecem aqueles mauricinhos frescos que vestem Cavaleira e tem nojo de pegar em uma bola suada... Tenho também uma crítica da forma que a Babi Dewet escreve: na minha opinião ela poderia ter intensificado mais as partes dramáticas da narrativa, além de dar aquela conferida básica nos erros de digitação. (Encontrei dois.) mais uma vez, retornando a esse tópico, achei momentos que o livro foi totalmente contraditório: Amanda consegue perceber quando um galã do terceiro ano é gay, mas (ATENÇÃO DE SPOILER) nem se o Bruno chegasse na cara dela e dissesse que ele e seus amigos são os integrantes da banda mascarada, ela não iria perceber. Is it... 

Sobre a história: 
Sábado à Noite é uma viagem no mundo adolescente. Todas as suas complicações e prazeres, altos e baixos, e novas descobertas. 
Quando sua fidelidade é posta a prova, Amanda fica mais perdida do que cego no escuro. Seria melhor esquecer por completo o garoto que faz seu coração bater descompassado para não magoar a melhor amiga? Será que a popularidade extrema era mesmo o que ela queria para si? E se aqueles garotos encrenqueiros que ela e suas amigas ignoravam fervorosamente estariam provocando sentimentos nelas que nem as próprias sabia que existiam? Todas essas e mais dúvidas exalam sobre toda a essência de Sábado a Noite, e claro, com a banda mascarada misteriosa que conta mais sobre Amanda, do que ela mesma sabia... 

Caracterização: 
Nome: Sábado à Noite 
Autora: Babi Dewet 
Editora: Generale
Páginas: 324 
Classificação: 4/5 

Coloquem o que acharam da resenha nos comentários, digam se já leram ou querem ler!
xoxo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário