quarta-feira, 30 de abril de 2014

Estilhaça-me (Tahereh Mafi)


Primeiro volume de uma trilogia que conta a estória de Juliette Ferrars, uma garota de 17 anos com poderes... peculiares.
Como você viveria se soubesse que nunca poderá demonstrar afeto com toques? Como passaria seus dias sem poder encostar em ninguém? Ou pior, sabendo que se encostar, estará dando a pessoa uma passagem para tortura?


A vida de Juliette é um tanto quanto pertubadora. Cresceu com pais que tinham medo dela, era motivo de piadas na escola, era evitada por qualquer ser vivo. Via seu toque como uma maldição, uma arma, não apenas contra os outros, mas contra ela mesma.
Aos quatorze anos, a garota 'causa' um certo acidente e passa a ser propriedade das autoridades. E é no 264° dia presa no quarto cinza e úmido de um sanatória que a história começa.
O livro se passa em uma distopia onde todas as pessoas estão, de certo modo, mortas. Todos os animais estão praticamente extintos, assim como as plantações e a comida é escassa. As pessoas vivem trancadas nas suas casas, isso quando possuem uma. O Restabelecimento é uma espécie de governo que tem o objetivo de restaurar a paz e salvar o planeta de toda a destruição que a humanidade já causou. Ou seja, um bando de caras sedentos por poder que fizeram milhares de promessas falsas ao povo. Eles acreditam que, para salvar a humanidade, precisam começar do zero. Acabar com cada costume, com cada história e cultura. Proibiram a pratica várias escritas e línguas, exterminam cada pedaço de papel sobre o passado do mundo. Eles querem, basicamente, apertar restart no jogo.
O Restabelecimento é dividido em diversos Setores, e é no Setor 45 que o trama se desenrola. Após esses 264 dias, Juliette se surpreende por ainda saber como falar, quando ganha um novo colega de cela, Adam. Seu primeiro contato com a humanidade em todo esse tempo.
Acontece, que pra deixa a história um pouquinho clichê, esse Adam é o garoto por quem Juliette era apaixonada quando mais nova, e esse sentimento acaba voltando, junto com a opressão quando descobre que Warner, o psicopata líder do Setor 45 está planejando uma guerra contra os rebeldes e pretende usá-la como arma.
A narração do livro é são os pensamentos de Juliette no tempo presente, o que em certas partes foi muito confuso e desconfortável, e em outras, agradável e divertido.



Autor:  Tehereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Páginas: 327
Gênero: Romance distopico
Classificação: 3/5 




Nenhum comentário:

Postar um comentário