quarta-feira, 23 de abril de 2014

O Beijo das Sombras - Vampire Academy #1 (Richelle Mead)


Vocês conhecem o TBR Jar? É o seguinte: você escreve o nome de diversos livros que ainda não leu em pedaços de papel e depois coloca dentro de um pote/copo/sei lá e tira um título. Esse vai ser o próximo livro que irá ler. Até hoje não acabei de ler todos os livros que ganhei de aniversario e de Natal e continuo comprando muitos e não tendo tempo pra nada, além de ficar muito indecisa quanto a qual começar. Por isso resolvi aderir a idéia do TBR Jar e o livro que caiu dessa vez foi um que eu já tinha começado há muito tempo, mas parei ainda no início e deixei de lado. Academia de Vampiros.


Sim, sim, eu ainda não gosto totalmente de vampiros, mesmo a 'modinha' já tendo quase acabado. Nunca gostei de Twilight, entretanto, adoro os livros do The Vampire Diaries e o início da serie de TV. Agora vou parar de falar sobre isso que tá um pé no saco.
Shawdon-Kissed, o primeiro volume da coleção, nos mostra uma visão nova dos Vampiros. Existem tipos diferentes de vampiros, como os Moroi: são vampiros inteiros, filhos de Morois com Morois. Costumam ser da realeza e se alimentam de humanos, não podem ter muita exposição ao sol e são mortais. Tem os Dhampirs (ou dampiros, que eu acho uma tradução horrivel BUT), meio vampiros, filhos de Morois com humanos. Versão vampira dos Nephelim. Eles não podem reproduzir entre si e recebem treinamentos para serem Guardiões dos Moroi, ou seja, protege-los dos Strigoi. Vampiros imortais e sanguinários que se alimentam de Moroi. Você não nasce uma Strigoi, você ou se transforma por opção, ou é obrigado. Independentemente da razão, depois que você se torna um, não lidera mais suas ações.
Nossa principal é uma Dhampir, Rosemarie Hathaway é filha de uma das Guardiões mais importantes e foi deixada, logo pequena, na Academia St. Valdimir, onde seria treinada para proteger um Moroi da realeza.  Nunca foi uma opção ela ser Guardiã de algum vampiro que não fosse sua melhor amiga, Lissa, a única descendente de uma família da alta realeza.


Rose e Lissa sempre tivera uma ligação que ia além da grande amizade, essa ligação permitia Rose sentir tudo que passava por Lissa, algo muito raro e valioso entre os Moroi e seus Guardiões. Uma serie de acontecimentos fizeram as duas fugirem da Academia. Rose acreditava que, para manter a amiga a salvo, teria que estar longe daquele lugar, e conseguem fazer isso durante dois anos, até que que um grande grupo de Guardiões mandados pela Academia as encontra e as leva de volta.
Como se Rose já não estivesse bastante encrencada quando deixou o lugar, agora estava pior. A diretora não acreditava que ela poderia ser uma boa Guardiã para Lissa e, para provar que daria conta disso, Rose tem que se comportar ao máximo, mesmo com zilhōes de fofocas sobre ela, tento que segurar seu gene difícil e a vontade de quebrar cada pessoa ao meio. Fora os seus treinamentos extras com o novo Guardião da sua amiga, o russo e apaixonante Dimitri.
A protagonista tenta esconder o que sente pelo Guardião mais respeitado e assustador da Academia e focar em proteger Lissa que está a cada momento correndo mais perigo. Rose é prepotente, convencida, corajosa e não gosta de seguir regras. Ela é capaz de qualquer coisa por sua amiga e sabe o que sente. *COMUNICADOS PARA AS ESCRITORAS: FAÇAM MAIS PROTAGONISTAS COMO A ROSE*. Ela não me irritou em momento algum e não é toda "ser ou não ser" como a maioria das personagens principais do sexo feminino.
O livro é escrito de uma maneira bem informal, com gírias e palavrões. Mesmo com todo esse ar sobrenatural, é um trama que abrange a realidade dos adolescentes. A história não é focada só no 'amor proibido' entre dois Dhampir, tem uma onda de aventuras e acontecimentos perigosos, além de ser muito divertida e cômica. É bastante diferente do que costumo ler, é como uma mistura de Belo Desastre e Crepúsculo ou uma versão vampiresca de Hush Hush.
Como eu comecei a ler depois que o filme estava quase todo pronto, acho que foi mais fácil pra mim aceitar os atores, mas a maioria dos fãs ficaram muito revoltados com o elenco, e, apesar de ter gostado da Rose, confesso que não conhecia ninguém daquele elenco e ainda não engoli aquele Dimitri. O livro foi levado pras telonas pela Diamond e teve tanto prejuízo nos outros países que nem foi trago para o Brasil. Terminei o livro tem 12 horas e tô esse tempo todo procurando um lugar onde tenha o filme.

Autor:  Richelle Mead
Editora: Agir
Páginas: 327
Gênero: Romance/Fantasia
Classificação: 5/5 








XOXO
Marie

Nenhum comentário:

Postar um comentário